Quase 5G: TIM inicia testes com tecnologia três vezes mais rápida que o 4G

Já sabemos que a Samsung deu início a um período de testes com a tecnologia 5G em sua terra natal, prometendo velocidades de até 1,67Gbps.

Enquanto o 5G não se torna um padrão popular, algumas empresas estão dispostas a explorar tecnologias similares, que podem até não entregar tudo isso de velocidade, mais que também apresentam uma alta taxa de transferência de dados via redes móveis, como é o caso da TIM.

A operadora de telefonia móvel italiana acabou de iniciar testes com a tecnologia CloudRAN da Huawei em território italiano, começando pela cidade de Palermo.

Segundo a empresa, que controla a TIM Brasil, usuários poderão beneficiar-se de downloads com até 300Mbps (três vezes mais do que os 100Mbps da rede 4G LTE), o que deve ajudar bastante quando fazendo streaming de áudio e vídeo.

Tecnologia CloudRAN permite até o triplo de velocidade na transferência de dados móveis se comparada ao 4G. 5G interet mais rápida.
Tecnologia CloudRAN permite até o triplo de velocidade na transferência de dados móveis se comparada ao 4G

O CloudRAN só é possível graças a funções de virtualização na rede de acesso, colocando a capacidade computacional e de auto-gestão na “borda” da rede — com isso, ela é capaz de utilizar sinais de rádio de diversas outras prestadoras quando necessário, aumentando o fluxo de dados ao mesmo tempo que previne interferências.

Essa nova tecnologia, que também é conhecida como “C-RAN”, foi um dos grandes anúncios feitos este ano pela fabricante chinesa Huawei, e se tudo der certo, em breve ela poderá expandir-se também para outros mercados.

Na Europa, a TIM foi a pioneira a utilizar o novo padrão, resta saber agora quando ele chegará aqui no Brasil, e o mais importante, quanto vão cobrar por ela.

Em terras tupiniquins, a operadora já começou a testar o LTE-A, utilizando-se de frequências antigamente usadas pelas TVs analógicas, algo que ainda vai demorar um pouco para se expandir no país.
Fonte: TudoCelular

Quase 5G: TIM inicia testes com tecnologia três vezes mais rápida que o 4G
Tag:                 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *